Menu
Alimentação / Blog / Dicas de Bem-Estar

Porquê que todas as dietas estão destinadas ao fracasso (mesmo antes de começarem!)

Que levante a mão quem já começou uma dieta a dizer “Agora vai! É desta é que vou emagrecer 5kgs e chego ao Verão em forma. Esta vai ser a última dieta que faço!”.

Agora que levante a mão quem tentou outra dieta a seguir a essa porque claramente os resultados não chegaram (ou chegaram e foram embora tão depressa quanto chegaram).

Vou contar-te uma coisa: eu já passei por isso. “N” vezes. E descobri da forma mais difícil que cada dieta já estava condenada a falhar ainda antes de eu sequer começar a fazê-la. E não, não era por falta de motivação, por falta de um objectivo ou por falta de preparação.

Continua a ler e eu conto-te os 7 motivos para isso acontecer.

Nota: este post não engloba planos alimentares (vulgo, dietas) prescritos exclusivamente para ti por um nutricionista ou dietista, ok? Aqui falo apenas de dietas feitas sem supervisão profissional (e um revendedor de batidos/suplementos não conta como supervisão!), retiradas de um qualquer site/blog ou vendidas como sendo A dieta perfeita que todos podem seguir.

1. Não são sustentáveis a longo prazo (nem os resultados)

As dietas que encontras em sites, blogs, redes sociais, etc., são muitas vezes o que se chama um quick fix, isto é, resolvem-te o teu problema de forma rápida mas não estável. E quem não gosta de ver em 2 ou 4 semanas os resultados que tanto quer? Toda a gente gosta, excepto… o teu corpo. 

A primeira semana, fazes na boa, estás super-motivada. Na segunda semana vêm alguns desafios, mas o teu foco está no objectivo. Na terceira semana os desafios da segunda semana prolongam-se, tornam-se mais pesados e começas a questionar mas estás tão perto do objectivo… Na quarta semana atinges o objectivo! Ufa, podes finalmente relaxar as regras da dieta e… daí a uma semana o peso volta todo!

De regresso ao início…

2. Têm sempre algum nível de restrição desnecessária

Para te dar os resultados que queres de forma rápida, é preciso criar um défice calórico bem acentuado e isto acontece reduzindo drasticamente e/ou eliminando todos (ou alguns) dos “vilões” do costume:

  • hidratos de carbono: pão, massa, arroz, batata, leguminosas, alguns legumes e frutas
  • fontes de gordura: azeite, manteiga, queijos, algumas carnes e peixes
  • ou até mesmo refeições completas: jejum intermitente, saltar o jantar, ou simplesmente trocar por batidos

No final de contas, a lista de alimentos permitidos é restrita e com os alimentos mais calóricos fora da equação é fácil ter um défice calórico que te permita perder 5kg em 2 semanas. Mesmo a tempo da praia!

Ao fim de algum tempo (dias, semanas, meses… depende da pessoa) o teu corpo começa a dar sinais de estar a ser afectado pela elevada restrição. Surgem os cravings loucos, o cansaço constante, as pequenas falhas de memória ou foggy brain (névoa mental), quebras de tensão, a mentruação a falhar… entre tantos e tantos outros sinais.

3. Requerem muito esforço e controlo da tua parte, não sendo algo que fazes de forma natural

Esforço mental e físico porque, regra geral, estas dietas não são algo que façamos de forma natural. Vão trazer demasiadas mudanças à nossa alimentação, rotinas, forma de cozinhar… E a verdade é que muitas mudanças ao mesmo tempo tornam-se overwhelming para a mente e corpo. De repente, a rotina que tiveste durante anos ou meses é quebrada e todo o teu sistema entra em estado de alerta e tenta processar o que se está a passar.

E imagina o controlo constante que tens de ter sobre a situação para garantir que segues tudo certinho e obtens os resultados que te foram prometidos. Estás sempre a pensar, a planear, a solucionar imprevistos que surgem para não te desviares da dieta… Eventualmente, acabas por ficar sem espaço mental para mais nada e isso gera muito cansaço a todos os níveis.

4. Não te ensinam nada sobre alimentação saudável e equilibrada (antes pelo contrário)

Eliminar alimentos ou grupos de alimentos não é saudável (a não ser que tenhas alergias alimentares ou simplesmente não gostes desses alimentos). Controlar à risca tudo o que comes não é saudável e pode levar a distúrbios alimentares. Alterações bruscas de hábitos e rotinas alimentares não é saudável. E isto é tudo o que essas dietas, directa ou indirectamente, fazem.

Outra coisa que acontece é que, geralmente, as dietas não te dão qualquer explicação clara e científica sobre os vários tipos de alimentos e qual o papel no teu corpo. Por exemplo: dietas low carb fazem-te eliminar ou reduzir drasticamente os hidratos de carbono mas não te dizem que estás a eliminar ou reduzir drasticamente a tua principal fonte de energia.

5. Não te ajudam a lidar com os cravings (na verdade, tornam-os mais fortes e difíceis de lidar)

“Não sei o que fazer para o almoço. Apetecia-me imenso um prato de esparguete à bolonhesa… mas nesta dieta não posso comer hidratos de carbono. Já sei, vou fazer zoodles (courgette espiralizada) em vez do esparguete e fica parecido”

ou

“Ai, apetecia-me tanto uma pizza… Mas não posso, se como pizza vou estragar tudo. Vou fazer uma pizza fit, com base de couve-flor e queijo light!”

Um craving por um alimento específico pode ter muitos factores. Pode ser porque tiveste um dia longo e só queres um prato reconfortante. Pode ser porque esse alimento te lembra um determinado momento ou pessoa dos quais tens saudades. Pode ser uma necessidade sensorial. Estaria aqui um dia só a listar motivos.

Em todo o caso, alterar um prato que queres muito comer por uma versão “saudável” nem sempre é uma boa forma de lidar com o craving. Pode resultar algumas vezes, mas noutras vais ficar com a sensação de que algo ficou a faltar e vais comer mais qualquer coisa para preencher esse vazio. No final não comeste o que realmente querias e na tentativa de compensação ingeriste mais comida do que a que necessitavas. Mais, se esses desejos forem frequentes, então é mais um sinal de que é algo com o qual precisas lidar e não empurrar para baixo do tapete com versões fit do alimento que te apetece.

6. Danificam a tua relação com a comida (e podem levar a distúrbios alimentares)

Cada dieta demoniza alimentos específicos ou tem os seus super-alimentos. Os que são demonizados causam cancros, doenças crónicas, doenças raras ou simplesmente enfraquecem o teu sistema imunitário (e ninguém quer um sistema imunitário enfraquecido no meio de uma pandemia, né?). Os super-alimentos dessa dieta são o oposto: curam cancros e as mais variadas doenças, tornam-te imune a qualquer tipo de infecção, têm benefícios infinitos e comprovados por… um ou dois estudos.

Claro que ao passares pela dieta, e dependendo da quantidade de informação que consumires sobre a mesma, a tua relação com a comida pode sair seriamente danificada. E isto pode ir desde medos irracionais perante determinados alimentos até à necessidade de controlo extremo sobre a forma como a tua comida é preparada e a sua origem, e tudo o que existe pelo meio… não te permitindo usufruir da comida com tranquilidade e prazer.

7. Não estão, de todo, adaptadas às tua necessidades

E este é, de longe, o maior motivo pelo qual as dietas estão destinadas ao fracasso. Não existe uma medida única que sirva todas as pessoas e lhes dê os mesmos resultados. O teu corpo tem necessidades muito diferentes do corpo da tua colega de trabalho/amiga/influencer e não é porque uma determinada dieta resultou com ela que vai resultar contigo.

Além disso, a tua colega/amiga/influencer provavelmente não te contou nem metade da história: talvez a par da dieta ela tenha feito algum tipo de exercício físico específico, talvez tenha feito a dieta com o acompanhamento de um profissional, talvez a genética dela lhe permita perder peso com facilidade… talvez ela não tenha feito as coisas exactamente como disse que fez! Compreendes onde quero chegar?

Resumindo e Concluindo

As dietas que encontras por aí não te vão tornar mais saudável e podem ter consequências no teu corpo e na tua mente.

Se queres um plano alimentar para perder peso, só um nutricionista ou dietista te pode prescrever esse plano e acompanhar (mais nenhum profissional pode).

Se não é um plano que procuras mas queres fazer as pazes com o teu corpo, deixar de ser refém da balança, introduzir hábitos saudáveis ou simplesmente sair do ciclo das dietas… envia-me uma mensagem, marca uma sessão gratuita e conversamos!