Menu
Auto-Cuidado / Blog / Dicas de Bem-Estar

3 dicas para começar bem o dia

A forma como começas o teu dia é mais importante do que parece! 

Uma nota importante. Este não é um post para te dizer que tens de começar a tua manhã com bebida X, meditação Y e livro Z, e ter os próximos 10 anos da tua vida organizados ainda antes do pequeno-almoço!

A forma como começas o teu dia tem de fazer sentido PARA TI e tem de te nutrir (dentro e fora do prato). Mas regra geral, eis alguns pontos que te podem ajudar:

Rotina

Rotina não tem de ser algo aborrecido e que fazes em piloto-automático! Nada disso. A rotina matinal deve sim estar presente para te ajudar a transitar do momento de descanso para as tarefas do dia, e para te ajudar a incluir tudo o que para ti for importante.

Tranquilidade

Já ouviste a expressão ” quanto mais depressa, mais devagar”? Exacto. Mantém na tua rotina o essencial, não adiciones tarefas ou estímulos que te induzam stress logo de manhã (como ver emails, espera até chegares ao escritório!). Dá-te tempo e calma para cada actividade.

Energia

Usa este momento para criares a energia que queres para o teu dia. Inspira-te, seja através do movimento do corpo, meditação, contemplação, leitura, música, desenho, pintura, interagir com os teus animais de estimação/filhos/parceirx, ou outra actividade que te ajude a criar essa energia. Pode ser qualquer coisa, não há certos nem errados. O importante é que funcione para ti!

Estes pontos são apenas um guia, não uma regra. E inevitavelmente o modo como começas o teu dia muda conforme a fase da vida em que te encontras.

O meu exemplo: neste momento faz-me sentido começar o meu dia em silêncio, sem tecnologia na primeira meia hora (ou mais), com o meu pequeno-almoço, enquanto leio ou estou simplesmente em contemplação. Mas tive uma fase em que gostava imenso de começar o dia com um espresso de café, meia hora de exercício intenso, pequeno almoço e duche. O que aconteceu para mudar? Nada de especial, simplesmente o meu corpo pediu algo diferente. E eu escutei-o.

E tu? Como gostas de começar o teu dia? O que resulta e o que não para ti? Conta-me nos comentários!

No Comments

    Leave a Reply